Marketing Verde: O que é e quais as vantagens
Entenda o conceito de marketing verde, qual a importância desse movimento, seus principais pilares e quais as vantagens de inserir esse movimento no seu negócio.
A crescente preocupação com a sustentabilidade não é mais uma tendência passageira, mas sim um imperativo para as empresas.
Sustentabilidade x Comportamento do Consumidor Brasileiro
Segundo estudos recentes, o Brasil possui um número de compradores superior a 80% que prefere comprar de empresas sustentáveis.
Percebe-se então, que a sustentabilidade é um fator essencial nas decisões de compra dos consumidores, o que torna o marketing verde uma pauta fundamental para as empresas.
O que é Marketing Verde?
O marketing verde é um conjunto de estratégias que têm como objetivo valorizar os benefícios ambientais e sustentáveis de uma marca, bem como os seus serviços e produtos.
Esse movimento demonstra que a empresa está comprometida com a sustentabilidade e responsabilidade social em todo seu processo produtivo.
Mas não basta apenas que a empresa deseje transmitir uma imagem de consciência, mas sim que realmente adote atitudes e iniciativas que impactem positivamente no meio ambiente.
Importância do Marketing Verde
A sustentabilidade é uma pauta que tem ganhado cada vez mais espaço no cenário global. Assim, percebe-se que ela não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma necessidade.
A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) recentemente realizou uma pesquisa chamada “A Sustentabilidade/Responsabilidade Social das Organizações no Brasil – discursos e práticas”.
Com essa pesquisa, conseguimos ter um panorama do marketing verde no Brasil.
- 52% das empresas entrevistadas, disseram ser questionadas com frequência sobre as realizações direcionadas à responsabilidade social/sustentável;
- 81% das organizações fornecem aos stakeholders informações quanto à sustentabilidade de seus serviços, produtos e atividades;
- 74% querem reforçar sua reputação e imagem como um negócio comprometido com a sustentabilidade e com a responsabilidade social;
- Quase todas as empresas participantes reduzem o impacto ambiental por minimização e reciclagem de resíduos (97%), uso da conservação da água (95%), conservação de energia e prevenção da poluição com redução de emissões (94%) e proteção do meio ambiente (93%).
Confira a pesquisa completa clicando aqui.
Analisando os resultados da pesquisa, confirma-se a importância de estratégias sustentáveis e a valorização de empresas que empregam o marketing verde em seus negócios.
Pilares do Marketing Verde
Os pilares que governam o marketing verde são derivados das bases da sustentabilidade. Confira abaixo os 4 pilares que coordenam o conceito:
- Socialmente Justa: agir com ética, respeito, solidariedade e compreensão, além de contribuir para uma sociedade mais justa;
- Economicamente Viável: buscar meios de crescimento econômico sem agredir ou prejudicar o meio ambiente;
- Culturalmente Diversa: valorizar a diversidade promovendo a igualdade, criando relações de relações de respeito com todos, sem discriminação;
- Ecologicamente Correta: atuar sem agredir o planeta, com respeito ao meio ambiente sem esgotar os recursos naturais e buscando um equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que é oferecido em troca.
Vantagens de adotar o Marketing Verde no seu negócio
Com a adoção do marketing verde na estratégia de negócio, sua empresa além de contribuir positivamente com o meio ambiente, ela tende a atrair mais consumidores interessados.
De acordo com um estudo realizado pelo IBV (Institute for Business Value), vinculado à empresa de tecnologia IBM, 84% dos consumidores indicam que a sustentabilidade ambiental é moderadamente importante.
Ao adotar a iniciativa seu negócio:
- Ganha credibilidade com os consumidores, por adotar um posicionamento consciente com o meio ambiente e sociedade;
- Agrega valor à marca, muitos dos consumidores valorizam a pauta sustentável e de acordo com o relatório de ESG e Sustentabilidade, 54% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por produtos mais naturais e que possuam um processo de produção mais verde;
- Garante um diferencial competitivo, visto que mostra ao consumidor que a empresa não está preocupada somente com a venda de produtos ou serviços, mas que também há uma preocupação com o impacto positivo no meio ambiente.
Como inserir esse posicionamento no seu negócio
Após entender e conhecer todos os aspectos do marketing verde e seus benefícios, confira as maneiras de implementá-lo no seu negócio.
Primeiramente sua empresa deve repensar todo o processo de produção e distribuição, afinal, é fundamental que as questões sustentáveis sejam incorporadas no modo de fazer do seu negócio.
Seja honesto com seu consumidor, a divulgação de seu propósito verde tem que ser pautado na realidade, sua empresa realmente deve aplicar os conceitos do marketing verde, não apenas usá-lo como fachada para atrair consumidores.
A preocupação em reduzir os danos no meio ambiente e promover deve ser uma meta para seus colaboradores, essas preocupações devem fazer parte da cultura da organização.
Adote comportamentos sustentáveis como:
- Diminuir a geração de resíduos sólidos;
- Desenvolver um plano de reciclagem e descarte;
- Selecionar parceiros e fornecedores que também prezam pela sustentabilidade;
- Utilizar energias renováveis, como a energia solar, por exemplo.
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